O Porão Alternativo é um blog destinado a difundir por meio de filmes, músicas, reflexões, diálogos, dicas, literatura marginal, idéias, pensamentos e informações, tudo que for relacionado a cultura alternativa e underground. Nosso intuito não é cultuar o modísmo e a superficialidade das artes mas sim exibir conteúdo de qualidade atravéz de um acervo cultural criteriozamente selecionado para entreter, divertir e informar. Deis de já agradeçemos a sua vizita e seja...






quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A Necessidade de Evoluir


É só ligar o radio pra sentir a presensa masiva da black music no nosso cotidiano.Rimas,vocais melódicos e semi-tonados,linguagem popular e principalmente,um espaço que a 15 anos a traz era inimaginável.
Como ouvinte de rap desde 1990,Mc,musico,cantor e um amante da cultura black desde criança,deveria estar extremamente feliz por ver tanto prestígio da black music.Infelizmente não e esse meu pensamento.
Me lembro do tempo que curtir rap ou qualquer tipo de black music era visto com maus olhos pela sociedade.Se você falasse pra alguem em 92 que curtia rap logo via o movimento de proteção dos bolsos como se você fosse um pitbull pronto pra atacar.Depois de toda agressão policial,da sociedade,discriminação e acusações injusta que sofremos por fazer e defender a black music,conseguimos(depois de muito suor,sangue e lágrimas) provar que nosso intuito sempre foi fazer o bem e por mérito,conseguimos conquistar um respeito mundial pra no fim de tudo esse esforço ver a black music ser industrializada e distorcida pela indústria fonográfica e grandes meios de massa.
MCs de araque que não conhecem a essência do hip hop,mulheres "montadas" se servido como carne no açougue(e ainda acham que cantam muito),playboys machistas esbanjando dinheiro,desfilando com carros que a grande maioria nunca se quer vai ver e deturpando a imagem da mulher,rimas sem conteúdo,ostensivas e auto-destrutivas.Essa é a visão atual da grande maioria da cultura black que nos é enfiada guéla a baixo pelos grandes meios de comunicação.Uma expressão que eu nunca pude(nem nos meus piores pesadelos) imaginar dentro da cultura hip hop é hoje usada com orgulho por muitos:hip hop comercial.
Hip hop S.A. ,é exatamente o que se transformou.O protesto,o incentivo a emancipação,o ativismo foram deixados de lado e entra em cena a maquininha de fazer dinheiro a custo da degradação da sociedade principalmente da periferia que é o berço da musica popular.
É preciso uma renovação e uma evolução drástica na música atual,incorporando a essência espiritual musical perdida,e retomando o verdadeiro intuito da cultura hip hop:a luta por igualdade,educação e evolução,antes que a poderosa indústria fonográfica se apodere de tudo que construímos,sugando toda nossa essência,transformando em lucro material e descartando para que voltemos para nossos guetos para apreciar a nossa auto-degradação em rede mundial.