O Porão Alternativo é um blog destinado a difundir por meio de filmes, músicas, reflexões, diálogos, dicas, literatura marginal, idéias, pensamentos e informações, tudo que for relacionado a cultura alternativa e underground. Nosso intuito não é cultuar o modísmo e a superficialidade das artes mas sim exibir conteúdo de qualidade atravéz de um acervo cultural criteriozamente selecionado para entreter, divertir e informar. Deis de já agradeçemos a sua vizita e seja...






segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Crônica Marginal - O Corredor



      Um ônibus parado no caótico transito da Av. 9 de Julho, região central da conturbada capital de São Paulo, 4 horas da tarde de uma sexta-feira e um calor insuportavel, beirando os 30 graus. Em meio a superlotação rotineira do transporte professor Almir, impaciente, olha de minuto a minuto o seu relógio. Tendo que pagar a prestação da casa aceitou um emprego de professor substituto de educação fisica em uma escola no Brás. Durante 2 dias da semana tinha que atravessar da zona sul a zona leste sem a certeza de conseguir chegar a tempo para o segundo emprego.
 
     Em meio a comentários sobre futebol, choro de crianças angustiadas e reclamações rotineiras, Almir, destraido e indiferente, observa um misterioso vulto acinzentado correndo em meio aos pedestres. Um vulto assustadoramente familiar que o fez lembrar do ano anterior.
      - Isso Leandro! - Grita Almir ao ver o garoto atravessar a linha de chegada.
      - Você é muito rapido. Onde aprendeu a correr assim?
      - Não sei professor.
      - Leandro, vou conversar com um amigo meu que trabalha em um projeto de atletísmo com crianças para tentar te inscrever. Você tem um grande futuro no esporte e isso não pode ser jogado fora mas antes você tem que estudar.
      - Tá bom professor.
      Mas no inicio do ano letivo Almir não encontrou mais Leandro.
      - Dona Neide você sabe do Leandro que era da 3ª série B no ano passado?
      - Ele não foi matriculado esse ano.
      - Como assim não foi matriculado?
      - Pelo que eu ouvi de alguns alunos paresse que ele fugiu de casa por causa do pai que é alcoólatra e batia nele e na mãe.
      Mas uma repentina correria interrompe bruscamente o pensamento de Almir que da sinal e
tenta desesperadamente chegar a porta de saida do ônibus quando de repente um forte estampido o congela. O segurança da loja atirou no menino de rua que roubou a bolsa da madame sem mesmo se importar em alvejar uma criança.
      Quando o ônibus passa em frente ao aglomerado Almir constata o que tanto temia ao ver o 
corpo caido de bruços, era o corpo de Leandro com uma mancha vermelha nas costas. Na próxima parada do ônibus Almir para em frente a porta aberta e observa os passageiros descerem mas não desce. Quando a porta se fecha Almir senta na escada da saida e deixa cair uma discreta lágrima que se mistura ao suor e a tristeza na rotina da megalópole.


..