O Porão Alternativo é um blog destinado a difundir por meio de filmes, músicas, reflexões, diálogos, dicas, literatura marginal, idéias, pensamentos e informações, tudo que for relacionado a cultura alternativa e underground. Nosso intuito não é cultuar o modísmo e a superficialidade das artes mas sim exibir conteúdo de qualidade atravéz de um acervo cultural criteriozamente selecionado para entreter, divertir e informar. Deis de já agradeçemos a sua vizita e seja...






sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DJ Honda - HII





01 - Roc Raida Intro
02 - Trouble In The Water (featuring De La Soul)
03 - 5 Seconds (featuring Black Attack)
04 - Hai! (featuring 50 Grand, Keith Murray)
05 - Every Now & Then (featuring Syndicate)
06 - Mista Sinista Interlude
07 - Team Players (featuring KRS-One, Doe-V)
08 - On The Mic (featuring A.L., Cuban Link, Juju, Missin' Linx)
09 - For Every Day That Goes By (featuring Rawcotiks)
10 - WKCR Interlude
11 - Who The Trifest? (featuring The Beatnuts)
12 - Talk About It (featuring Al' Tariq)
13 - Blaze It Up (featuring Black Attack)
14 - DJ EV Interlude
15 - Go Crazy (featuring S-On)
16 - Around The Clock (featuring Problemz)
17 - When You Hot You Hot (featuring Dug Infinite, No I.D.)
18 - Interlude (featuring Fat Lip)
19 - Travellin´ Man (featuring Mos Def)





Katsuhiro Honda mais conhecido como Dj Honda é um dos mais respeitados djs do cenário undergroud mundial que além de dominar com maestría as pick-ups é músico, produtor, designer e empresário. Nascido na cidade japonesa de Hokkaidō, Dj Honda vem deis do inicio da década de 90 lançando musicas de sucesso com parcerias de peso como Redman, Commom, Gang Starr, Keith Murray, Biz Markie, Beatnuts, Brand Nubian, Grand Puba entre outros. Esse foi seu 2º álbum lançado em 1997. Destaque especial para musica Travellin´ Man com participação do Mos Def, simplismente uma das melhores musicas que eu já ouvi na vida.






.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dirty Money - Nacional





FICHA TÉCNICA


Título Original: Dirty Money
Gênero: Documentário
Duração: 95 min
Ano de Lançamento: 2010
Qualidade: DVDRip
Formato: MP4 (pasta zipada)
Áudio: Português
Legenda: S/L
Tamanho: 644 MB


Sinopse: O filme retrata uma geração que revolucionou a cultura de rua no Brasil através do Skateboarding. No começo dos anos 1990, a cena do skate estava falida após um plano econômico do governo que quebrou a indústria. Motivados pelo amor ao skate e uma atitude “faça você mesmo”, os personagens, adolescentes na época, juntaram-SE e lançaram um vídeo caseiro sobre skate que iria mudar as suas vidas para sempre. A fita se chamava Dirty money e foi um sucesso instantâneo: rodou o paí­s e inspirou milhares que compartilhavam o mesmo sonho, tornando-se a pedra fundamental para a reconstrução do skate como esporte e estilo de vida no Brasil.
Dirty Money traz registros raríssimos e de extrema importância não só para a história do skate brasileiro mas para a história da cultura de rua que durante muito tempo foi descriminada e marginalizada e quase desapareceu no inicio da década de 90 mas graças a resistência dos que amam o skate ela prevaleceu e se transformou no 2º esporte mais praticado no Brasil e no mundo.






.

Honeydripper - Do Blues ao Rock - Legendado





FICHA TÉCNICA


Título Original: Honeydripper
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Ano de Lançamento: 2007
Qualidade: DVDRip
Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 470 MB


Sinopse: A história se passa no Alabama, ironicamente, na cidade de Harmonia em 1950 onde oficialmente todos os cidadãos são livres para ir e vir, mas no fim das contas, a maioria acaba escravizada nas plantações de algodão. A mão de obra das fazendas é garantida pelo xerife do povoado (Stacy Keach), que preenche o trabalho nas lavouras com pessoas acusadas de “vadiagem” que para não irem pra cadeia, se obrigam a pagar a fiança com o trabalho nas lavouras. Um dos poucos negros empreendedores da região é Tyrone Purvis (Danny Glover) que administra o bar Honeydripper. O problema é que seu estabelecimento está ultrapassado. Ameaçado por gangsteres e a beira da falência, sua última tentativa de salvar o negócio é promover um show com um guitarrista de Nova Orleans, famoso no rádio. O espetáculo irá contrariar a lógica de Tyrone que se opõe ao uso da guitarra. Para ele, o instrumento acaba contaminando as raízes do blues. Suas convicções começam a ser revistas com a chegada do jovem Sonny (Gary Clark Jr.) à cidade, que tentará a sorte com seu “instrumento do mal”.






.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Crônica Marginal - O Corredor



      Um ônibus parado no caótico transito da Av. 9 de Julho, região central da conturbada capital de São Paulo, 4 horas da tarde de uma sexta-feira e um calor insuportavel, beirando os 30 graus. Em meio a superlotação rotineira do transporte professor Almir, impaciente, olha de minuto a minuto o seu relógio. Tendo que pagar a prestação da casa aceitou um emprego de professor substituto de educação fisica em uma escola no Brás. Durante 2 dias da semana tinha que atravessar da zona sul a zona leste sem a certeza de conseguir chegar a tempo para o segundo emprego.
 
     Em meio a comentários sobre futebol, choro de crianças angustiadas e reclamações rotineiras, Almir, destraido e indiferente, observa um misterioso vulto acinzentado correndo em meio aos pedestres. Um vulto assustadoramente familiar que o fez lembrar do ano anterior.
      - Isso Leandro! - Grita Almir ao ver o garoto atravessar a linha de chegada.
      - Você é muito rapido. Onde aprendeu a correr assim?
      - Não sei professor.
      - Leandro, vou conversar com um amigo meu que trabalha em um projeto de atletísmo com crianças para tentar te inscrever. Você tem um grande futuro no esporte e isso não pode ser jogado fora mas antes você tem que estudar.
      - Tá bom professor.
      Mas no inicio do ano letivo Almir não encontrou mais Leandro.
      - Dona Neide você sabe do Leandro que era da 3ª série B no ano passado?
      - Ele não foi matriculado esse ano.
      - Como assim não foi matriculado?
      - Pelo que eu ouvi de alguns alunos paresse que ele fugiu de casa por causa do pai que é alcoólatra e batia nele e na mãe.
      Mas uma repentina correria interrompe bruscamente o pensamento de Almir que da sinal e
tenta desesperadamente chegar a porta de saida do ônibus quando de repente um forte estampido o congela. O segurança da loja atirou no menino de rua que roubou a bolsa da madame sem mesmo se importar em alvejar uma criança.
      Quando o ônibus passa em frente ao aglomerado Almir constata o que tanto temia ao ver o 
corpo caido de bruços, era o corpo de Leandro com uma mancha vermelha nas costas. Na próxima parada do ônibus Almir para em frente a porta aberta e observa os passageiros descerem mas não desce. Quando a porta se fecha Almir senta na escada da saida e deixa cair uma discreta lágrima que se mistura ao suor e a tristeza na rotina da megalópole.


..

Estamira – Nacional






FICHA TÉCNICA


Título Original: Estamira
Gênero: Documentário
Duração: 115 min
Ano de Lançamento: 2004
Qualidade: DVDRip
Formato: RMVB
Áudio: Português
Legenda: S/L
Tamanho: 461 MB


Sinopse: ”A minha missão, além de ser a Estamira, é mostrar a verdade e capturar a mentira”, diz a protagonista no início do documentário. Para tanto, ela luta contra figuras indecifráveis, que chama de “espertos ao contrário” e “trocadilos”. A catadora de lixo Estamira, de Duque de Caxias (RJ), que sofre de esquizofrenia, é um dos personagens mais fascinantes já retratados por um documentário brasileiro. O mérito do filme não é apenas dela, mas também de seu diretor. Em vez de escolher o caminho fácil do elogio da loucura ou da denúncia social, Marcos Prado conseguiu encontrar uma bela tradução visual para o mundo bipolar em que vive Estamira, revezando-se entre o preto-e-branco opressivo e o colorido vibrante.
Esse é um documentário surpreendente sobre um personagem que é muito comum nas ruas das grandes cidades e mesmo assim é praticamente invisivel aos olhos da maioria dos transeudes. Além da crítica social que é explicita sem ao menos ser citada, o que mais me impressionou foi o filme não ser feito de uma maneira analítica o que nos limita em apenas ouvir os depoimentos da Estamira, depoimentos esses que contém uma carga de razão impressionante.






.

Guru - Jazzmatazz Vol. 3: Streetsoul





01 - Intro
02 - Keep Your Worries (featuring Angie Stone)
03 - Hustlin' Daze (featuring Donnell Jones)
04 - All I Said (featuring Macy Gray)
05 - Certified (featuring Bilal)
06 - Plenty (featuring Erykah Badu)
07 - Lift Your Fist (featuring The Roots)
08 - Guidance (featuring Amel Larrieux)
09 - Interlude (Brooklyn Skit)
10 - Supa Love (featuring Kelis)
11 - No More (featuring Craig David)
12 - Where's My Ladies? (Spanish, featuring Big Shug)
13 - Night Vision (featuring Isaac Hayes)
14 - Who's There? (French, featuring Les Nubians)
15 - Mashin' up da World (featuring JR Reid)
16 - Timeless (featuring Herbie Hancock)





Jazzmatazz é um projeto idealizado pelo lendário rapper Guru (morto em abril vítima de um cançer aos 48 anos), ex-membro do grupo Gang Starr, e que  visava o refinamento do rap atravez da fusão de estilos como jazz, groove, soul e blues e com participações de peso como Erykah Badu, Herbie Hancock, Isaac Hayes, Macy Gray entre outros. O projeto Jazzmatazz gerou quatro magnificos álbuns  que estão entre os melhores cds de rap de todos os tempos. O Streetsoul foi lançado em 2000 e na minha humilde opinião é o melhor da série. O mestre Guru se foi mas seu legado sempre estara vivo em nossos corações. Rest in peace.




.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Marcados Pelo Sangue - Legendado




FICHA TÉCNICA


Título Original: Blood In, Blood Out
Gênero: Ação/Policial/Drama
Duração: 180 min
Ano de Lançamento: 1993
Qualidade: DVDRip
Formato: RMVB
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Tamanho: 667 MB


Sinopse: Marcados Pelo Sangue traz a história de Paco, Cruz e Miklo, três jovens que cresceram juntos em um ambiente violento - a guerra entre gangues do leste de Los Angeles - compartilhando sonhos e rivalidades. Paco, orgulhoso lutador, tem temperamento explosivo. Cruz é um talentoso artista plástico. Miklo, hispano-americano, busca sua identidade, pois a cor de sua pele e seus olhos azuis sempre o excluem do grupo. Uma decisão espontânea surgida no calor de um momento vai marcar suas vidas para sempre, levando-os a seguir caminhos que jamais poderiam imaginar.
Um excelênte filme que retrata a ascenção das gangue latino-americanas em Los Angeles. Um dos poucos do gênero.






.

O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas - Nacional





FICHA TÉCNICA


Título Original: O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 75 min
Ano de Lançamento: 2000
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI
Áudio: Português
Legenda: S/L
Tamanho: 700 Mb



Sinopse: Dois personagens reais, Helinho e Garnizé, formam o eixo do documentário. Helinho, justiceiro, 21 anos, conhecido como "Pequeno Príncipe", é acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragide (PE) e em alguns bairros de subúrbio. Garnizé, músico, 26 anos, componente da banda de rap Faces do Subúrbio, militante político e líder comunitário em Camaragide, usa a cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na periferia. Os dois são os opostos e ao mesmo tempo iguais na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, que é travada diariamente nos subúrbios das grandes cidades brasileiras.


1ª Parte



2ª Parte





.

Zapp - Zapp





01 - More Bounce To The Ounce
02 - Freedom
03 - Brand New Player
04 - Funky Bounce
05 - Be Alright
06 - Coming Home



Zapp é uma das mais dançantes, animadas e eletrizantes bandas de funk da história. Formada no final da década de 70, foi responsavel por clássicos inesqueciveis que embalam as mais agitadas festas e baladas do gênero. Zapp também é uma das bandas mais sampleadas da história. Esse foi o 1º álbum da banda, lançado em 1980.






.

Fala Tu - Nacional




FICHA TÉCNICA


Título Original: Fala Tu
Gênero: Documentário
Duração: 74 min
Ano de Lançamento: 2004
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI
Áudio: Português
Legenda: S/L
Tamanho: 700 MB


Sinopse: Durante 9 meses, entre 2002 e 2003, uma equipe filmou o dia-a-dia destes três cariocas da Zona Norte, que batalham e sonham em fazer da sua música, o rap, o seu ganha-pão. O resultado é uma crônica composta pelo cotidiano, letras e dramas deste três personagens. Macarrão, 33 anos, apontador do jogo do bicho, duas filhas, morador do morro do Zinco e torcedor do Fluminense. Toghum, 32 anos, vendedor de produtos esotéricos, budista e morador de Cavalcante. Combatente, 21 anos, moradora de Vigário Geral, frequentadora da Igreja do Santo Daime e operadora de telemarketing.
Nessa mesma batalha eu estou a mais de 15 anos, cada vez me aperfeiçoando mais, tanto como rapper, como cantor, compositor e instrumentista mas infelismente o rap, como todo tipo de música incorruptível, que educa e conciêntiza, é cada vez mais repudiado pelos grandes meios de comunicação mas enquanto pulsar um sopro de resistência e esperança dentro do coração dos verdadeiros músicos sempre vai haver boa música.






.

Fantan Mojah - Hail The King




01 - Hail The King
02 - Feel The Pain
03 - Nuh Build Great Man (with Jah Cure)
04 - Corruption
05 - Hungry
06 - Thanks & Praise
07 - Love Grows
08 - She Makes Me Feel So Nice
09 - Rastafari Is The Ruler (with Mr. Flash)
10 - Uplift Yourself (with First Born)
11 - Search
12 - Hail The King (remix)
13 - Don't Bow Out
14 - Murderer
15 - Kings Of Kings
16 - Corruption (remix)
17 - Authentic Love (with Mr. Flash)
18 - Will I See You Again



Fantan Mojah é um cantor e compositor jamaicano de dancehall e raggamuffin que começou sua carreira participando de equipes de soundsystem, que são muito comuns na Jamaica. No intervalo dos sons lançava algumas letras com o vulgo de Mad Killer, em homenagem a um dos seus artistas favoritos, Bounty Killer. Depois de ser exposto a religião Rastafari sua música começou a ter um tom mais positivo, e ele foi incentivado por Capleton a mudar o nome para Fantan Mojah.
Fantan Mojah é notável por fazer parte de uma nova geração de cantores de reggae contemporâneos que preferem incluir temas positivos em suas letras. Sua fé se reflete em suas letras, onde alguns temas recorrentes são louvores as mensagens de Jah Rastafari, o retrato positivo das mulheres, e condenação da moral doente. Este é um contraste com muitos artistas de dancehall populares, que incentivam negligências em suas letras, como a exaltação as proezas sexuais e mensagens depreciativas às mulheres. Esse  foi seu 1º álbum lançado em 2005. Destaque para música título e seu grande hit Hail The King, uma das músicas mais lindas, espirituais e iluminadas que eu já ouvi.






.

Pra Lá de Bagdá - Dublado




FICHA TÉCNICA


Título Original: Half Baked
Gênero: Comédia
Duração: 82 min
Ano de Lançamento: 1998
Qualidade: VHS-Rip
Formato: AVI
Áudio: Português
Legenda: S/L
Tamanho: 470 MB


Sinopse: Quatro amigos que adoram queimar um “fuminho” se vêem numa enrascada quando um deles é preso. Os outros três decidem vender uma boa quantidade da droga para pagar a fiança, mas compram briga com traficante que não gosta de concorrência.






.